Loading...

Gesso Acartonado 10 coisas que você deve saber

  1. Gesso acartonado é basicamente uma camada interna de gesso ensanduichada entre duas camadas externas de papel forro incluindo vários aditivos na camada de gesso e variando o peso e a resistência do papel de revestimento, dará ao painel acabado diferentes propriedades
  2. O gesso é constituído por cristais contendo uma pequena quantidade de água (conhecida como água de cristalização). Em um incêndio, essa água é expelida, ajudando a manter a temperatura do fogo baixa e evitando a propagação rápida do fogo. As placas de gesso acartonado, como a Gyproc FireLine , são, portanto, amplamente utilizadas para proteção contra incêndio, comprovando até 4 horas de proteção em algumas aplicações especiais de sistemas multicamadas.
  3. Gesso acartonado é bom para reduzir a transmissão de ruído particularmente sons no ar, como fala e música. As placas de gesso de alto desempenho, como a Gyproc SoundBloc , possuem um núcleo especialmente projetado que fornece isolamento ainda melhor contra o som.
  4. Embora a placa de gesso padrão seja ideal para a maioria dos ambientes, ela não deve ser usada em condições de umidade constante. Para cozinhas, banheiros e áreas úmidas semelhantes, Gyproc Resistente à Umidade , especialmente projetado com aditivos de silicone no núcleo, ou Glasroc H TILEBACKER , uma placa de gipsita reforçada de vidro não combustível classe A1 altamente resistente à água.
  5. O Glasroc F MULTIBOARD , uma placa de gesso reforçada com fibra de vidro, não é feito da maneira tradicional com papel de forro. Em vez disso, as placas são reforçadas com camadas de fibra de vidro imediatamente abaixo de cada superfície. Isso proporciona um bom desempenho geral, um acabamento de gesso durável de alta qualidade e permite que sejam facilmente dobrados para uso em estruturas curvas. Eles são excelentes para áreas semi-expostas, como sofitos e afins.
  6. Placas de gesso mais comuns vêm com a opção de borda cônica ou borda quadrada. Placas de borda cônica são ideais para juntas ou skimming, enquanto borda quadrada é geralmente usada para acabamentos texturizados.
  7. Gesso acartonado geralmente vem em folhas de 1200mm de largura, projetado para se adequar ao espaçamento padrão de 600mm usado em habitação hoje. Outras larguras estão disponíveis para sistemas específicos, por exemplo, larguras de 900mm para o sistema de divisórias de carcaça metálica britânica Gypsum  GypWall RAPID e folhas de 600mm para uso onde o espaço é limitado.
  8. A maioria das placas de gesso tem uma face de marfim e uma de cor marrom. O revestimento na face de marfim é especialmente projetado para reboco de gesso não deve ser aplicado para a face reversa marrom. Forros de papel são geralmente feitos de papel reciclado, uma grande vantagem para o meio ambiente.
  9. A fissuração conjunta em tectos falsos de gesso é quase invariavelmente causada pela deformação das vigas quando a madeira seca. Parafuso de fixação das placas geralmente irá impedir que o problema ocorra. Se você quiser usar ainda mais a barra resiliente Gypsum Gypse RB1 ou a barra Gypframe RB2 SureFix , projetada para elevar os tetos falsos em pladur aos padrões acústicos do documento E, o que virtualmente eliminará a possibilidade de problemas de movimento.
  10. Embora você possa aplicar papel de parede diretamente na superfície do papel de gesso acartonado, idealmente, a superfície deve primeiro ser selada com uma demão de selante de gesso  Drywall Gyproc para facilitar a decapagem em uma data posterior.

Gesso Acartonado Parede

O reboco é uma das etapas finais do acabamento de uma parede interna ou externa. Enquanto a aplicação de gesso é um processo altamente técnico que geralmente é melhor deixar para os profissionais, qualquer proprietário pode fazê-lo, desde que sigam algumas diretrizes-chave. Primeiro, comece com um lote de gesso espesso e recém-misturado. Espalhe o gesso em uma parede limpa com uma espátula e, em seguida, use um flutuador de mão para alisá-lo de um canto a outro. Depois de ter descoberto pedaços e inconsistências, a parede estará pronta para pintura ou papel de parede.

Preparando sua área de trabalho e materiais

gesso acartonado parede ferramentas

Comece com ferramentas limpas. Um dos requisitos mais importantes (e muitas vezes negligenciados) de um trabalho de reboco profissional é evitar a contaminação. Antes de começar a misturar o gesso, certifique-se de que seus baldes, colheres de pedreiro, flutuadores e qualquer outra coisa que entre em contato com a parede estejam impecáveis. Se você não estaria disposto a comer fora dele, não está limpo o suficiente. 

    • Se até mesmo um pequeno traço de sobras de gesso do trabalho anterior chegar à parede, isso poderá interferir na capacidade do gesso de grudar na parede ou de se ajustar adequadamente. Use água fria, deixe-a de molho e misture o mínimo possível se quiser que o gesso se ajuste devagar. Use água quente e misture muito se quiser que o gesso fique bem rápido.

 

Coloque panos para manter sua área de trabalho limpa. Alguns lençóis de lona baratos ou um par de lonas de plástico fornecerá uma barreira contra poeira, respingos e pegadas de argamassa lamacenta. Reboco pode ficar bastante confuso, então esta medida simples pode poupar-lhe um processo de limpeza exaustiva mais tarde. Gesso é mais difícil de limpar paredes escuras, porque você terá que lavar de qualquer gesso que caiu com farrapos e água depois.

 

preparando o local para utilizado o gesso acartonado

  • O gesso também pode danificar ou arranhar pisos de madeira ou laminados, portanto, certifique-se de cobrir bem o chão.
  • Para uma proteção hermética, use a fita do pintor para prender o pano no chão embaixo da parede.
  • Quando terminar, basta enrolar os panos, levá-los para fora e borrifá-los.
  • A maior causa de queda de gesso das ferramentas é misturar muita água. À medida que melhora, você deixa cair menos gesso, diminuirá em suas mãos e a limpeza será menor.

Limpe a parede para remover poeira e detritos. Esfregue a parede de cima para baixo com uma escova seca de cerdas duras. Preste atenção especial às áreas com acúmulo pesado, ou onde camadas desfiadas de gesso antigo deixaram para trás aglomerados. Quando estiver pronto, limpe a parede com um pano úmido para pegar o que você soltou com o pincel. 

limpando o gesso acartonado parede

  • Prime sobre áreas manchadas para garantir que o gesso irá aderir corretamente.
  • Repare quaisquer rachaduras na parede antes de rebocá-lo.
  • Para testar se a parede está pronta para aceitar novo gesso, passe o dedo sobre a superfície. Se ele ficar sujo de poeira, ainda precisa de algum trabalho. Pulverizar a parede com água ajudará o novo gesso a aderir à parede antiga.
  • Você deve sempre começar limpando sua superfície de trabalho, se você está ressurgindo uma parede velha ou reboco sobre nova ripa. Poeira, sabão, óleo, alcatrão e mofo fazem com que o gesso não adira à superfície. Além disso, uma parede que é muito seca faz com que a água seja absorvida para fora do gesso e fixada antes de ter tempo de grudar na parede.

Pincele com cola PVA para preparar a parede para segurar o gesso. Combine uma parte de cola PVA com quatro partes de água em uma bandeja de tinta descartável e misture bem. Role ou escove o PVA em toda a parede, visando cobertura total. Para melhores resultados, o gesso deve ser aplicado enquanto o revestimento de PVA estiver pegajoso, mas não completamente seco.

gesso acartonado como aplicar

  • A cola de PVA é necessária para ajudar o novo gesso a aderir à parede.
  • Um revestimento preliminar também evitará que o substrato lixe a umidade do gesso, o que pode causar o desmoronamento. 

Misture seu gesso em um balde de 5 ou 7 litros (18,9 ou 26,5 L) (19-26 L). Encha o balde até a metade com água fria e limpa. Abra um novo saco de mistura de gesso e agite-o no balde até formar um monte acima da superfície da água. Em seguida, use um êmbolo ou vareta de agitação para começar a incorporar as partículas de gesso secas.

preparando a massa para o gesso acartonado

  • Sempre adicione a mistura de gesso à água, e não o contrário. Se você adicionar água ao gesso, você terá que aplicar pressão para misturar o gesso na parte inferior do balde e você vai misturar demais o gesso e ele irá definir muito rápido para trabalhar. Mexa a mistura ao adicionar o gesso.
  • Uma furadeira elétrica com um acessório de remo pode economizar muito tempo se você estiver misturando lotes grandes ou múltiplos. Você deve saber que misturar o gesso com um acessório em sua broca fará com que o gesso se ajuste muito mais rápido. Use o anexo para trabalhos grandes, onde você aplicará muito gesso em um curto espaço de tempo. Se você estiver fazendo pequenos remendos, use um balde menor e misture com a mão para que o gesso fique mais lento e dê tempo para trabalhar.

Mexa o gesso continuamente para engrossar. Continue misturando até ficar perfeitamente liso e sem grumos. De vez em quando, raspe os lados do balde para soltar os bolsos secos. Quando você terminar, o gesso deve ter aproximadamente a mesma consistência da manteiga de amendoim. 

  • Uma boa maneira de determinar se o gesso é grosso o suficiente é enfiar um agitador de tinta de madeira no balde. Se ele se levantar sozinho, significa que seu gesso está correto. 

Aplicando o primeiro revestimento de gesso

Coloque um pouco de gesso na sua placa de falcão. Retire o gesso do balde com a borda da sua espátula. Se você transferiu o gesso para uma superfície separada, como uma lona ou mesa de mistura, basta arrastá-lo diretamente para o falcão. Empilhe-o para que você não seja forçado a interromper seu fluxo para adicionar mais.

  • Quando misturado corretamente, o emplastro não deve ficar com o falcão. Se você quiser, no entanto, você pode molhar o falcão um pouco para ajudar a liberar.

Use sua espátula para preparar uma pequena quantidade de gesso. Deslize a borda plana da espátula sob uma extremidade do gesso e pegue o suficiente para colocar em uma tira do chão ao teto. Para garantir precisão e eficiência, certifique-se de que o gesso esteja diretamente no centro da espátula.

fazendo o barramento com massa

  • Comece com uma quantidade conservadora de gesso e adicione mais conforme necessário. É muito mais fácil construir o casaco durante o processo do que nivelar um globo gigante.

Passe o gesso na parede, começando pelo canto inferior. Agache-se e empurre o reboco para cima da parede em um arco suave, permanecendo à medida que você vai para alcançar as partes mais altas. No topo do seu traço, deslize a espátula por 2-3 polegadas (5-8cm), depois inverta o movimento e abaixe-o novamente. Você usará essa mesma técnica para suavizar o gesso um pouco de cada vez. 

  • Se o gesso for macio e escorregar um pouco na parede, deixe 5 minutos para endurecer um pouco, depois bata novamente com a espátula e não escorregue.
  • Mantenha a sua espátula ligeiramente inclinada. Segurá-lo flush pode puxar o gesso longe da parede.
  • Para a primeira camada, aponte para uma espessura de aproximadamente 3/8 ”(1cm). 

Emplastre a parede em seções. Continue trabalhando o seu caminho ao longo da parede, espalhando o gesso de baixo para cima. Pause conforme necessário para colocar mais gesso no seu quadro de falcões. Repita este padrão até que o gesso tenha sido espalhado uniformemente por toda a superfície. 

  • Você pode precisar de uma escada para atingir os cantos superiores da parede.
  • Não se preocupe muito em obter a espessura perfeita neste momento. Você estará voltando sobre o gesso mais tarde para suavizar e polir.

Alise a primeira camada de gesso. Uma vez que o gesso estiver no lugar, limpe sua espátula e passe-a sobre a parede em todas as direções. Aplique uma quantidade consistente de pressão, concentrando-se em pontos onde o gesso é mais espesso ou as bordas superiores criaram a costura. Imagine que você esteja congelando um bolo – cada varredura deve deixar a superfície mais polida e nivelada.

  • Se necessário, use um frasco de spray para voltar a umedecer as primeiras seções de gesso. Isso fará com que respondam melhor à espátula.
  • Um pincel úmido de alta qualidade pode ser útil para retocar bordas e cantos complicados.

Raspe o gesso para adicionar textura antes de adicionar a segunda camada (opcional). Considere marcar o gesso molhado para criar uma base melhor para a segunda camada. Rake o gesso verticalmente de uma extremidade para a outra com um flutuador deviling ou espátula dentada. Agora que você deu ao resto do gesso algo para segurar, você não terá que se preocupar com ele rachando ou se separando.

  • Se você não tiver acesso a nenhuma dessas ferramentas, também poderá usar um fork ordinário, embora isso possa demorar um pouco mais.
  • A pontuação cria sulcos rasos que aumentam a área total da superfície da parede e permite que a segunda camada adira melhor.

Espalhando e polindo o revestimento final

Espalhe em uma segunda e última demão de gesso. O revestimento externo “skim” também pode ser de cerca de 3/8 ”, embora você possa se safar com uma camada tão fina quanto 1/12”, ou cerca de 2mm. Aplique este casaco exatamente como você fez no primeiro, certificando-se de que não há lacunas ou costuras óbvias.

  • Você pode alisar o revestimento com a sua espátula ou trocá-lo por um flutuador para cuidar dos últimos retoques.

Use um flutuador para obter um acabamento uniforme. Deslize o flutuador levemente sobre a superfície do gesso úmido em todas as direções para trabalhar com grumos, linhas, buracos e inconsistências de espessura. Quando estiver pronto, a parede deve ter uma aparência suave e uniforme.

  • Não tenha pressa. Suavizar o emplastro é uma tarefa meticulosa, mas importante para ser feita corretamente.
  • Tenha cuidado para não polir muito o gesso. Eventualmente, ele começará a ter uma qualidade brilhante, o que pode enfraquecer a retenção de tinta e papel de parede.

Deixe o gesso para definir. Dependendo de várias condições, o gesso pode levar de 2 a 5 dias para endurecer totalmente. Evite manusear o gesso fresco enquanto seca. Quaisquer imperfeições captadas durante este tempo serão visíveis na parede acabada. 

  • Fatores como a composição do gesso, a temperatura da sua área de trabalho e a quantidade de umidade no ar podem ter um impacto nos tempos de secagem.
  • A parede deve estar totalmente seca antes de adicionar tinta, papel de parede ou qualquer outra decoração.

Gesso acartonado preço

Peça agora mesmo um orçamento online para gesso acartonado pladur e obtenho o nível divinal em sua obra

PRIMEIRO NOME *
ÚLTIMO NOME*
ENDEREÇO ​​DE E-MAIL *
TELEMÓVEL

ASSUNTO

COMO PODEMOS AJUDAR?

Dicas

  • Iniciantes devem usar gesso à base de areia (plastificante) para a primeira demão. É muito mais tolerante trabalhar e é mais lento de configurar.
  • Use gesso nas paredes interiores. O gesso decompõe-se com muita humidade. Use estuque para paredes exteriores. Se você aplicar gesso em uma sala úmida como uma cozinha ou banho, certifique-se de pintá-lo bem para manter a umidade ou decompor o gesso com o passar do tempo. Você pode usar cimento branco (fix-all ou qwick-fix) em banhos e cozinhas (e fixações externas em beirais, estuques e tapumes) porque não se decompõe com água. A desvantagem do cimento branco é que ele não pode ser lixado após o ajuste, então você tem que aplicar cada camada lisa. Aplicar a última camada mais aguada que as primeiras camadas facilita a obtenção da superfície lisa.
  • O gesso não encolhe muito e é fácil de lixar. O Spackle é ainda mais fácil de lixar, mas levará 24 horas para secar, diminuirá muito e fará com que você tenha que reaplicar o Spackle para remover as rachaduras. Tanto o gesso quanto o Spackle são produtos para uso interno e não podem ser usados ​​fora porque apodrecem com a umidade.
  • Pratique em uma pequena seção da parede para baixar sua técnica.
  • Cubra paredes de tijolo de madeira e desgastadas com ripas de arame antes de aplicar o novo gesso para uma fixação mais segura e duradoura.
  • O reboco é um esforço demorado que exige um alto grau de habilidade e perícia. Se você não está confiante em sua capacidade de fazer o trabalho corretamente, talvez seja melhor contratar um profissional.
  • Não se esqueça de limpar completamente as ferramentas quando o projeto estiver concluído.

Avisos

  • De muitas maneiras, trabalhar com gesso é uma corrida contra o tempo. Você precisará trabalhar com cuidado para evitar cometer erros, mas não tão devagar que o gesso comece a secar antes de terminar.
  • Faça o seu melhor para acertar na primeira vez. Um trabalho de gesso mal feito pode ser muito caro para consertar.
2018-04-04T22:26:25+00:00 Abril 4th, 2018|Gesso acartonado|